





Você, empreendedor, sabe o que fazer para reduzir a inadimplência da sua empresa?
Fique atento às nossas dicas!
1-FAÇA UMA ANÁLISE DE CRÉDITO:
A análise de crédito possibilita saber se o cliente tem condições de realizar os pagamentos com base na sua renda e ainda permite que a empresa fique ciente se existem ou não outras dívidas em aberto. É realizado através da consulta do CPF (pessoa física) ou do CNPJ (pessoa jurídica).
2-DIVERSIFIQUE AS FORMAS DE PAGAMENTO:
Além de atrair mais clientes é também uma forma de combate à inadimplência. Ofereça meios de pagamentos como boleto, cartão de crédito e débito, PIX, transferência e outros.
3-TENHA UM BOM SISTEMA DE COBRANÇAS:
Busque aplicar uma política de cobranças bem definidas, como, por exemplo, definir sistema de lembretes para o vencimento do pagamento, sistema de telefonia e até mesmo, se necessário, judicializar a cobrança. Tenha em mente também a importância de ter uma equipe qualificada para que a sua empresa obtenha sucesso nas negociações das dívidas.
4-ESTEJA ABERTO A NEGOCIAÇÕES:
Visando não afetar a boa relação com seus clientes, busque estudar o histórico do devedor e caso se apresente como bom pagador, proponha-lhe o pagamento da dívida em mais parcelas com as devidas correções de juros.
5-SAIBA O MOMENTO DE ACIONAR A JUSTIÇA:
Antes de tomar essa decisão, certifique-se de que a empresa esgotou as possibilidades de cobrança e que o cliente esteja ciente da sua inadimplência, através de telefonemas, endereço eletrônico, SMS ou até mesmo de uma notificação extrajudicial. Não havendo retorno, procure um advogado qualificado para judicializar a cobrança.
Para mais informações, consulte um advogado.


コメント