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  • Foto do escritorPedro Saboya Dantas

5 FORMAS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA DE CLIENTES







Você, empreendedor, sabe o que fazer para reduzir a inadimplência da sua empresa?

Fique atento às nossas dicas!


1-FAÇA UMA ANÁLISE DE CRÉDITO:

A análise de crédito possibilita saber se o cliente tem condições de realizar os pagamentos com base na sua renda e ainda permite que a empresa fique ciente se existem ou não outras dívidas em aberto. É realizado através da consulta do CPF (pessoa física) ou do CNPJ (pessoa jurídica).


2-DIVERSIFIQUE AS FORMAS DE PAGAMENTO:

Além de atrair mais clientes é também uma forma de combate à inadimplência. Ofereça meios de pagamentos como boleto, cartão de crédito e débito, PIX, transferência e outros.


3-TENHA UM BOM SISTEMA DE COBRANÇAS:

Busque aplicar uma política de cobranças bem definidas, como, por exemplo, definir sistema de lembretes para o vencimento do pagamento, sistema de telefonia e até mesmo, se necessário, judicializar a cobrança. Tenha em mente também a importância de ter uma equipe qualificada para que a sua empresa obtenha sucesso nas negociações das dívidas.


4-ESTEJA ABERTO A NEGOCIAÇÕES:

Visando não afetar a boa relação com seus clientes, busque estudar o histórico do devedor e caso se apresente como bom pagador, proponha-lhe o pagamento da dívida em mais parcelas com as devidas correções de juros.


5-SAIBA O MOMENTO DE ACIONAR A JUSTIÇA:

Antes de tomar essa decisão, certifique-se de que a empresa esgotou as possibilidades de cobrança e que o cliente esteja ciente da sua inadimplência, através de telefonemas, endereço eletrônico, SMS ou até mesmo de uma notificação extrajudicial. Não havendo retorno, procure um advogado qualificado para judicializar a cobrança.


Para mais informações, consulte um advogado.




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